IMG_0643.jpg

PERFORMANCE

O QUE É ECU E COMO FUNCIONA?

Todos os veículos equipados com injeção eletrônica de combustível possuem um computador central que controla os parâmetros de funcionamento do motor. Este computador é popularmente conhecido como módulo de injeção ou ECU (Electronic Control Unit). Ela recebe os sinais dos sensores, analisa as informações e decide quais são os parâmetros ideais de funcionamento do motor de acordo com as mais variadas condições de utilização às quais o veículo é submetido.

A maioria das montadoras de veículos simplifica a oferta de motores disponíveis aos mercados oferecendo diferentes calibragens do software de ECU para entregar potência e torque de acordo com o modelo ou versão do automóvel.

Nos automóveis a ECU foi adotada nos primeiros sistemas de injeção eletrônica. Atualmente, a TCU é integrada com a ECM (Engine Control Module), assim formando o PCM (Powertrain Control Module), o qual é responsável por todo o trem-de-força do veículo.

PERGUNTAS FREQUENTES:

​​​​

  • Fatores externos podem afetar o carro?

    • Fatores como o combustível, condições climáticas e níveis de emissões também restringem a performance que o motor pode gerar. Isto proporciona uma margem para o aumento de torque e potência respeitando os limites de segurança estipulados pelas montadoras.

​​

  • Quais são as principais vantagens da reprogramação?

    • Na reprogramação diversos parâmetros são alterados como a, por exemplo, a pressão de turbo, o avanço de ignição e a mistura de combustível para uma melhoria do conjunto. No resultado final, extraímos mais potência e torque, melhoria de combustível em modo civil e mais agilidade na resposta do motor através da eliminação do delay do pedal, sempre respeitando as margens de segurança de cada veículo. Todos os carros reprogramados são logados (controlados via scanner em tempo real) para ter certeza que o comportamento do carro está de acordo com o que solicitamos.